domingo, junho 18, 2006

Copa

Brasil! Brasil! (ainda na alegria do brilhante 2 x 0 contra a Austrália)

Falando em Copa, alguém lembra do Ronaldo na copa da França??? Diversos meios de comunicação divulgaram que o jogador apresentou um ataque epiléptico. Você sabe a diferença entre ataque epiléptico e convulsão?

Sobre a diferença e o distúrbio de Ronaldo, veja o que o especialista, pesquisador e professor Esper Abrão Cavalheiro diz:

"A epilepsia é caracterizada por uma descarga elétrica excessiva dos neurônios, isto é, das células do sistema nervoso, e que se manifesta por meio de uma convulsão, que é todo comportamento motor. Às vezes, essa descarga epiléptica não se acompanha de nenhuma manifestação motora. São as crises de ausência, de desligamento. Mas o grande aspecto é que para se fazer um diagnóstico de epilepsia, a crise deve ser repetida. O diagnóstico não é feito para uma crise. Uma crise você pode ter por várias razões: por distúrbio emocional; quando toma insulina em excesso, ou, por exemplo, quando você toma um choque elétrico. Isso é comum na medicina, é o que a gente chama de "convulsão não epiléptica". O caso do Ronaldinho nós suspeitamos que tenha sido esse."

A explicação está na entrevista de Esper à Agência Brasil, clique aqui para ler a entrevista completa.

Prá frente Brasil!