quinta-feira, agosto 17, 2006

Aprenda mais sobre animais de laboratório de forma divertida

Aprender de forma interativa é um prazer que as novas tecnologias nos trazem, então, aproveitem para conhecer mais sobre esses animais tão úteis e importantes, os animais de laboratório!!!

clique no link abaixo:
http://www.ahwla.org.uk/site/tutorials/HW/HW01-Title.html

Para treinar o inglês e saber mais sobre eutanásia de ratos, leia "An easy way out?", Nature, v.441, p. 570-1, 2006

Amo os animais, sou pesquisadora e uso animais de laboratório!

Ando angustiada com a abordagem, de forte apelo emocional, que algumas entidades de proteção animal usam para tratar o tema que envolve a utilização de animais de laboratório.

O uso de animais contribuiu para inúmeros avanços importantes do conhecimento científico e médico. Segundo Nicoll and Russell (1991) 71% dos 82 prêmios Nobel de fisiologia e medicina entre 1901 a 1982 foram para pesquisas que utilizaram animais. A ocorrência regular de novas doenças infecciosas de animais e humanos e a existência de doenças que matam centenas de milhares de pessoas e animais a cada ano, como o câncer e doenças cardiovasculares fazem imperativa a pesquisa em sistemas vivos se desejarmos continuar obtendo progressos médicos. Os benefícios da pesquisa com animais incluem o desenvolvimento de vacinas antivirais, avanços no transplante de tecidos e o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças cardiovasculares, dentre inúmeros outros.

Apesar dos esforços dos cientistas em desenvolver modelos não-animais para pesquisa, ensino e teste de substâncias, esses modelos freqüentemente não podem mimetizar completamente o uso de animais vivos. Concordo que os esforços para desenvolver e usar alternativas cientificamente válidas e refinamentos na pesquisa animal devem continuar e defendo uma vida digna para esses animais. Nesse sentido, a qualidade do cuidado com esses animais é essencial, não apenas para o bem-estar animal, mas também para obter dados válidos já que fatores biológicos e ambientais podem influenciar resultados experimentais por exercerem influências importantes sobre a fisiologia e o comportamento. Nos links abaixo estão sites que apresentam normas sobre a utilização de animais de laboratório que as instituições de pesquisa internacionais e nacionais costumam seguir. Ressalto que todos os colegas pesquisadores que conheço realizam a eutanásia de animais experimentais, que significa, morte sem dor, serena, a qual muitos de nós sequer teremos a oportunidade de ter.

Assim, face ao exposto acima quero deixar registrado que tenho orgulho de ser pesquisadora, trabalho para o bem-estar dos animais que utilizo e contribuo para a ciência. Aos que possuem posição contrária peço que reflitam sobre as enormes contribuições da ciência e dos animais de laboratório para a qualidade de vida e longevidade que os humanos e outras espécies animais alcançaram, respeitem os cientistas e seus sujeitos experimentais e lutem para que as entidades de fomento à pesquisa nos dêem a possibilidade de utilizar alternativas, quando possível, uma vez que estas são muito sofisticadas e praticamente inviáveis financeiramente. Mire e atire para o alvo certo!

Desabafos à parte, segue abaixo uma lista de sites que abordam o tema, incluindo aqueles de entidades protetoras que apresentam alternativas para o uso de animais:

livros na íntegra (é só clicar em cima do nome que o link surgirá):
Guidelines for the Care and Use of Mammals in Neuroscience and Behavioral Research
The Development of Science-based Guidelines for Laboratory Animal Care:
Proceedings of the November 2003 International Workshop

Rodents
Guide for the Care and Use of Laboratory Animals

alternativas:
new england anti-vivisection society
society & animals forum
http://www.internichebrasil.org/