quinta-feira, setembro 17, 2009

Gripe H1N1

A gripe H1N1, inicialmente divulgada como gripe suína, provocou alvoroço na população mundial e em cidades grandes como São Paulo, era visível o temor: utilização de máscaras, corrida pelo álcool gel e também pelo Tamiflu®-Roche.

As proporções da nova gripe atrasaram o início das aulas em alguns colégios e provocaram uma alteração no comportamento das pessoas que passaram a manter distância entre outras, evitar cumprimentos diretos com mãos e beijos, evitar a utilização de objetos compartilhados, etc.

Também com a colaboração da Profa. Ana Cristina Tasaka incluímos links para melhor esclarecimento sobre o fosfato de oseltamivir - Tamiflu®. De fato, o mecanismo de ação é o de inibir as enzimas que permitem a entrada do vírus nas células (é por isto que só faz ação nos 2 primeiros dias da infecção, e não no final da doença, como estava sendo praticado até então). O governo de São Paulo pede para que a obtenção do medicamento se faça por meio de receita médica e de formulário, veja em:

http://www.saude.rs.gov.br/dados/1249417356528Formulario%20para%20dispensacao%20Oseltamivir.pdf e em
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090807/not_imp414829,0.php e em
http://www.roche.com.br/noticias/Influenza_Suina_PT.htm

Para aumentar a polêmica incluo também um link para um vídeo do youtube cujo título é "Operação Pandemia", para refletir...:
http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM